terça-feira, 17 de março de 2020
Você está preparado para o que vem pós coronavírus?
Você está preparado? Você tem noção do que está para acontecer?
Para quem tem negócios físicos e pequenos, poderia dizer com quase toda certeza que irá falir.
Eu ao contrario de muitos alarmistas não colocaria a culpa no vírus. Mas sim na forma com que estão divulgando e com base nas reações das pessoas. Que acredito ser o fator mais importante.
O vírus não é mortal, existem muitas outras doenças que matam muito mais, apenas não tem números divulgados a cada cinco minutos na Tv.
O que tem de diferente do coronavírus para a gripe aviária 1997 ou a suína em 2009? A forma rápida de contágio. O que faz com que os governos tomem atitude rápidas para impedir que o número de contágio seja alto num espaço curto de tempo, eles sabem que não consegue evitar o contágio, mas se conseguirem fazer com que não tenha picos altos em um espaço de tempo pequeno, diminuem as mortes por falta de leitos. O que é muito importante.
Mas voltando para o lado econômico será um marco, antes e depois do coronavírus. Empresas aderindo o home office, escolas, bares e shopping fechando, campeonatos suspensos pelo mundo e muito mais.
As pessoas cada vez com mais medo, primeiro vão lotar os supermercados estocando alimentos que não vão conseguir ingerir até o prazo de validade. Viagem, e vida social zero.
E aí como vai ficar aquele comércio que depende dessas pessoas que estão reclusas? E mais, cada peça que cai afeta a próxima que afeta a próxima é assim por diante. O personal vai deixar de receber o seu extra porque é difícil achar hora na academia, já que a mesma limitou a entrada de alunos, as cidades turísticas sem turista, até o hipocondríaco evita ir no médico (apesar de já ter feito o teste para o vírus) com medo de contrair. São infindáveis as formas e os setores afetados. O mundo vai acabar? Não - não por isso - mas é como se as peças do tabuleiro de xadrez tivesse sido jogadas e esparramadas. O jogo zerou.
Muitos vão voltar ao jogo - sim - os que mais rápido se adaptarem vão sair com vantagem. Mas muitos não. Por N motivos alguns plausível outros apenas como desculpa pelo fracasso.
...a aceitação do que aconteceu é o primeiro passo para vencer as consequências de qualquer infortúnio
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário